SÃO MARCOS - PADROEIRO DO CARVALHAL DO CÔA

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Passagem de Ano 2012 / 2013


A associação “Labirintos e Caminhos” do Carvalhal, freguesia de Badamalos, festejou mais uma vez e em grande a passagem de ano. Como sempre a organização desdobrou-se para que tudo estivesse cinco estrelas e para que todos os participantes tivessem uma passagem de ano confortável, animada, e com boa ementa.
 
O jantar teve início por volta das 20:30h e a festa e a comida prolongaram-se pela noite dentro. Toda a ementa foi preparada pelos sócios no forno da aldeia e numa cozinha improvisada no pavilhão da associação.
Depois do saboroso e prolongado jantar toda a gente se divertiu no baile, gente de todas as idades dançou e mostrou muita alegria. O ponto alto da noite foi sem dúvida a passagem de ano em si; embora as nossas doze badaladas tenham sido improvisadas toda a gente pôde pedir os seus desejos para o novo ano acompanhados com as tradicionais passas e um grande banho de champanhe, com mais ou menos idade todos brindaram em grupo ao novo ano, foram momentos de muita alegria, abraços e sorrisos.
Sem nunca desaparecer o espírito festivo, a festa e a música continuaram, e toda a gente ao olhar em volta percebeu que entrou em 2013 da melhor maneira: rodeados de amigos e de verdadeira alegria. Quando o cansaço começou a tomar conta dos participantes, a festa foi acabando. No entanto foi por pouco tempo, pois como seria de esperar no Carvalhal a festa prolongou-se com o mesmo espírito para o almoço de Ano Novo.
Toda a gente, de todas as idades ajudou, quer nos preparativos, quer no festejo e ainda na parte final de arrumação e limpeza.
Ficámos muito felizes e realizados quando ouvimos os parabéns da parte de todos os participantes. Fica a promessa de os próximos eventos da associação continuarem a ser agradáveis e correspondentes às expectativas.








A “Labirintos e Caminhos” deseja a todos um Bom Ano 2013!!


Fogueira de Natal 2012

O Natal é família, é convívio, são as crianças ansiosas pela chegada do Pai Natal, mas o Natal é também a fogueira, o momento onde o povo se junta na praça da aldeia para ver arder os tocos e passar mais uma noite natalícia à luz das estrelas.

Foi o que aconteceu no Carvalhal do Côa, na noite de 24 de Dezembro, tal como em muitas outras aldeias do concelho sabugalense. Depois da ceia de Natal, momento geralmente vivido em família, o sino tocou e, pouco a pouco, as pessoas da aldeia começaram a aparecer no largo da capela de São Marcos para ver arder a fogueira e assim passar parte da noite de Natal com amigos e familiares. Também marcaram presença amigos de outras aldeias, que faziam nessa noite uma volta às fogueiras das aldeias vizinhas para cumprimentar os amigos e desejar umas boas festas a todos. Algumas pessoas do Carvalhal também se juntaram a comitiva e depois de um copo de vinho, para aquecer a alma, continuaram todos juntos a “rota das fogueiras”.





Assim se passou mais um Natal no Carvalhal do Côa, junto da fogueira que aqueceu, toda a noite, o Menino de Jesus no seu presépio, feito aos pés da emblemática amoreira.


Dia do Sócio 2012

Domingo, dia 05 de Agosto, os sócios da Associação “Labirintos e Caminhos”, reuniram-se num almoço para comemorarem em conjunto o já habitual Dia dos Sócios; no pavilhão da associação.
O almoço dos sócios da Associação do Carvalhal tem vindo já a tornar-se tradição ao longo dos anos. Ano após ano este dia significa reencontro de amigos do Carvalhal que muitas vezes à distância apoiam as suas raízes, mas que neste almoço partilham as suas ideias acerca de novas iniciativas e todos colaboram num melhor funcionamento da associação que é um bocadinho de cada um. Os preparativos contaram com a ajuda de todos e rápido o almoço ficou pronto a servir, ouviram-se muitas conversas cruzadas e muitas gargalhadas.
Acabado o almoço e arrumada a “casa”, era chegada a altura de a direcção relatar o ponto de situação da associação e de todos os sócios participarem numa troca de ideias e opiniões tendo como pano de fundo o bom funcionamento e progresso da mesma.
Graças à participação de todos, mais uma vez a associação ganhou forças para continuar o bom trabalho por mais um ano.






Obrigada a todos!!!


III Passeio de Motas

Sábado, dia 07 de Julho e pelo terceiro ano consecutivo, a Associação “Labirintos e Caminhos” levou a cabo mais um Passeio de Motas pelo concelho sabugalense. Passeio que superou todas as expectativas, alcançando o maior número de motas de sempre.
Neste evento participaram 50 motards, 9 penduras, membros da organização e amigos, totalizando cerca de 70 pessoas que se juntaram, no último Sábado, a fim de participarem no 3º passeio de motas organizado pela Associação “Labirintos e Caminhos” do Carvalhal do Côa. Por volta das 08h30, começaram a aparecer os motards, de várias aldeias vizinhas assim como do concelho da Guarda, acompanhados pelas suas respectivas “motinhas”. Depois das formalidades cumpridas, dos brindes entregues e do porto de honra servido, a comitiva arrancou com força de ruído e poeira. Os motards e acompanhantes fizeram rugir os motores pelas ruas de Vilar Maior, Rebolosa, Bismula, Aldeia da Dona, Nave, Ruvina, Ruivós, Rapoula, Seixo do Côa, Valongo e Badamalos. Mais tarde, no Largo Santa Catarina na Rebolosa, por volta das 10h30/11h00, os participantes recuperaram energias e, de barriguinha cheia é chegado o momento de abastecer as motas. A Associação da Rapoula brindou a todos com umas bebidas bem fresquinhas na praia fluvial, onde todos puderem descansar um pouco à sombra, alguns aproveitando para tirar a temperatura da água, ficando com a roupa mais do que molhada. Até houve tempo para umas brincadeiras envolvendo umas motas, um monte de areia e muitas gargalhadas. Depois de outra paragem para apreciar a paisagem da Ponte de Sequeiros, todos rumaram para o pavilhão do Carvalhal, para o merecido almoço. A tarde passou-se entre jogos de cartas, malhas e obviamente algumas proezas com as motorizadas. Num ápice, chegou a hora do jantar que se prolongou até às 22h30, hora à qual se começou a arrumar tudo para deixar o espaço livre para a novidade deste ano - o baile, que fechou com música, este dia de convívio e de amizade.















A Direcção da Associação “Labirintos e Caminhos” agradece a participação e boa-disposição de todos os convivas. Um especial bem-haja à Associação da Rapoula do Côa, por nos ter tão bem recebido, num quadro muito agradável. Esperamos que todos os amantes das duas rodas tenham apreciado este dia de convívio e de festa, convidando-os a estarem presentes na próxima edição. A todos o nosso muito obrigado.

São João 2012

Domingo 24 de Junho, foi o dia escolhido pela Associação “Labirintos e Caminhos” do Carvalhal, para festejar o São João. 13h00, foi a hora marcada para sócios e amigos comparecerem no Pavilhão da Associação munidos de bom apetite e boa disposição.


A ementa do dia, como não podia deixar de ser, foi a tradicional sardinha, acompanhada de pão e/ou batata e regada pelo bom vinho da terra. Aos adeptos da carne, foram-lhes servidas umas tiras de entremeada bem grelhada. A seguir ao queijo e à fruta, só restava o cafezinho e uma copa para os homens estimularem a atenção necessária para a realização de uns jogos de cartas entre amigos. O calor apertando cada vez mais, todos optaram por ficar no interior do pavilhão. Os homens a jogar às cartas e as mulheres a por a conversa em dia, magicando próximos eventos. Depois de uma tarde bem passada, as sardinhas assadas voltaram a aparecer, assim como o tradicional caldo verde, para completar a refeição da noite. Cerca das 24h00, todos os presentes rumaram para o exterior do edifício para assistir à fogueira de rosmaninho e, como manda a tradição, saltar por cima, deixando o fumo espesso pairando no ar.
Mais uma tradição cumprida, com esta actividade realizada pela nossa associação. Cerca de 40 Sócios e Amigos voltaram a marcar presença, demonstrando assim a sua confiança e amizade, o que nos anima e incentiva a continuar. O próximo evento desta Associação vai realizar-se dia 7 de Julho (Sábado). III Passeio de Motas, para o qual te convidamos a não perder.



















 



Capeia do Campo Pequeno


No dia 2 de Junho de 2012, alguns sócios e amigos da Associação “Labirintos e Caminhos” rumaram até Lisboa para assistir à Capeia Arraiana do Campo Pequeno. Juntando-se assim às muitas outras associações que representaram o concelho sabugalense na capital.

A concentração dos viajantes foi marcada no Largo do Forno do Carvalhal do Côa. Já por volta das oito horas da manhã, todos nos encontrávamos no autocarro, direcção Lisboa. A primeira paragem foi feita em Castelo Branco, para todos puderem tomar o pequeno-almoço e estender as pernas. Seguiu-se ainda outra paragem ao meio da manhã antes de finalmente avistarmos a capital. Já passavam uns minutos das treze horas quando entrámos no restaurante lisboeta para acalmar o estômago que já dava as horas. Depois de recompostos e sempre animados lá fomos nós até ao recinto do Campo Pequeno. Todos aproveitaram o tempo livre, antes do início da capeia, para conviver com os demais sabugalenses ali presentes, nos vários cafés à disposição ou fazer shopping, escapando assim à chuva miudinha que teimava em cair. E assim chegou a hora H, a realização da tradicional capeia arraiana, um espectáculo que agradou a todos nós. Depois de três horas de festa taurina, estava na altura de regressar à base. A caminho de casa, parámos para partilhar um lanche ajantarado, que deu para chegar a casa, cansados desta longa mas muita agradável jornada.
A Associação “Labirintos e Caminhos” aproveita para agradecer a boa disposição e o sentido de partilha de todos os presentes, conseguindo assim passar um dia diferente e divertido entre amigos.



São Marcos 2012

Desde há três anos a esta parte, os festejos de São Marcos no Carvalhal do Côa incluem festa brava. Este ano também não fugiu à regra e a Associação “Labirintos e Caminhos” organizou uma garraiada, no dia 22 de Abril do corrente ano, Domingo.
 
Foi numa tarde ventosa que se realizou a lide dos 5 touros e de uma bezerra. As condições climatéricas instáveis apartaram alguns aficionados desta tarde tauromáquica mas, como se costuma dizer, só faz falta quem está. Portanto a festa realizou-se em torno dos touros e do bar que, para além de bebidas, tinha também bifanas, que só pediam para serem degustadas. Este ano, a brincadeira consistiu em colocar no meio da praça improvisada, o tronco de uma árvore para os mais temerários poderem testar a agilidade do touro. Tudo decorreu a preceito, sem grandes sustos a não ser um touro que colheu um dos aventureiros que quis desafiá-lo do alto do tronco. O duelo teria sido ganho pelo animal se não fosse a pronta reacção dos amigos que entraram em cena para afastar o touro do homem em apuros.
A Associação “Labirintos e Caminhos” para além de abrir as festividades com a referida garraiada, teve também a responsabilidade de encerrá-las com um dia de convívio com animação musical a cargo de três acordeonistas que deram música a todos os presentes. Na tarde do dia 26 de Abril, os conterrâneos e amigos juntaram-se no pavilhão para desfrutarem em conjunto de uns momentos de convívio, de música, e de boa carne assada, regada pelo um bom vinho tinto.
A Direcção da Associação “Labirintos e Caminhos” aproveitou a presença de vários sócios para comunicar as actividades agendadas até o próximo mês de Agosto e divulgar as contas relativas à edificação do pavilhão multiusos, ainda inacabado. O dia já ia longe quando os participantes começaram a despedir-se, pouco a pouco, levando com eles a boa-disposição e a alegria que se fizeram sentir durante todos estes dias de festa em honra do padroeiro desta pequena localidade, o São Marcos.